II Seminário Regional: Serviço Social, história, lutas e compromissos!

Publicado em 2 de agosto de 2024

PERÍODO DE INSCRIÇÕES: das 08:00 do dia 19 de agosto de 2024 às 23:59 do dia 15 de Outubro de 2024 (Vagas limitadas)

SUBMISSÃO DE TRABALHOS: Das 08:00 do dia 19 de agosto de 2024 às 23:59 do dia 13 de setembro de 2024  Confira aqui o edital de submissão de trabalhos. Após conhecimento das normas do edital, a submissão de trabalho deve ser feita através do link: https://forms.gle/H7tPjpv3Jhd2pVZP6)

Sobre o II Seminário Regional Serviço Social, história, lutas e compromissos:

Há aproximadamente 50 anos, entre 1972 e 1975, desenvolvia-se na Escola de Serviço Social de Belo Horizonte a proposta metodológica para o trabalho profissional do Serviço Social que viria a ser reconhecida como um marco da discussão profissional nos anos posteriores. O Método BH, como ficou conhecido, foi organizado por professores e teve a participação de estudantes e profissionais da categoria. Mas, cabe destacar, a história da Escola de Serviço Social da, hoje, PUC Minas, foi iniciada 1946. Nos anos 1970, a interlocução entre escolas latino-americanas amplia o processo de redefinição dos objetivos, fundamentos e da metodologia de atuação do Serviço Social. Esse processo de reorganização (Reconceituação) surgiu a partir da crítica a` fragmentação do Serviço Social de Casos, Grupos e Comunidades, modelo marcadamente estadunidense. Assim sendo a Escola de Serviço Social de Belo Horizonte teve lugar de destaque, por elaborar um documento que estabelecia as bases teóricas para reformulação dos cursos de Serviço Social e alicerçou a base de uma proposta de mudança do currículo a partir de uma crítica ao conservadorismo e tradicionalismo que dominavam a profissão até aquele momento. Em 1971, o Curso de Serviço Social teve seu Projeto Político Pedagógico alterado, incorporando os debates acima mencionados e, sua sistematização marcou a história do Serviço Social no Brasil, com o denominado Método BH, desenvolvido entre 1972 e 1975. Diante desse contexto os professores do Departamento de Serviço Social da PUC Minas e o corpo docente da UNIMONTES organiza esse evento que debaterá dois grandes acontecimentos do Serviço Social brasileiro na década de 1970 – o já mencionado Método BH e o Congresso da Virada (1979). O evento celebrará também outra grande conquista na profissão que aconteceu em 1979. O Congresso ganhou esse apelido em virtude de uma virada de mesa, explica-se. Naquele ano aconteceu o III CBAS – Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais e a mesa de abertura estava formada com nomes do Governo à época. As assistentes sociais da comissão organizadora desmontaram a mesa governamental e compuseram uma nova com nomes ligados aos movimentos sociais. Diante do exposto, e dos eventos acontecidos na década de 1970 é que o evento se propõe a avaliar esses acontecimentos e seus impactos na profissão atualmente.

QUINTA-FEIRA, 17 de outubro de 2024

14h – Credenciamento

15h – 17h30 – Minicursos simultâneos:

17h30 – 18h30 – Intervalo

18h30 – Apresentação cultural

19h – Mesa de Saudação: PUC-Minas, UNIMONTES, CRESS, ABESS, ENESSO.

19h20min – Conferência: O PROJETO DA ESCOLA DE SERVIÇO SOCIAL DE BELO HORIZONTE: HISTÓRIA E CONTRIBUIÇÕES DO “MÉTODO BH” PARA A PROFISSÃO NO BRASIL! Conferencistas: Antoniana Defilippo (UFF-Rio das Ostras) e Maria Rosângela Batistoni (UNIFESP)

21h00 – Debate

21h45min – Encerramento

SEXTA-FEIRA, 18 de outubro de 2024

14h00 – Credenciamento

15h – 17h30 – Sessões de Apresentação da Trabalhos

17h30 – 18h30 – Intervalo

18h30 – Apresentação cultural

19h – Conferência: 45 ANOS DA “VIRADA”: O LEGADO DO III CONGRESSO BRASILEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS PARA CONSOLIDAÇÃO DE UM PROJETO CRÍTICO PARA A PROFISSÃO! Conferencistas: Ana Elizabete Mota (UFPE) e Maria Inês Souza Bravo (UERJ)

20h40 – Debate 21h25min – Mesa de Encerramento: Comissão Organizadora, balanço do evento e agradecimentos.

21h45min – Encerramento.

Aguardamos você!

As/os presentes no evento presencial receberão certificado de participação!

Informações retiradas do site do Sympla