O assistente social faz o planejamento e a execução de políticas públicas e de programas sociais voltados para o bem-estar coletivo e a integração do indivíduo na sociedade. Ele trabalha com questões como exclusão social, acompanhando, analisando e propondo ações para melhorar as condições de vida dos indivíduos, além de atuar em política de segurança alimentar e desenvolver campanhas voltadas à saúde, educação, reintegração de indivíduos e implantação de projetos assistenciais. Dessa forma, pode-se destacar os seguinte áreas de atuação para os Assistentes Sociais:
Previdência: Facilita o acesso às informações previdenciárias e assistenciais aos usuários. Somado a isso, o Assistente Social presta assessoria/consultoria à organizações sociais e públicas.
Saúde: facilita o acesso da população às informações e ações educativas na área de saúde, bem como garante o acesso da população aos serviços ofertados.
Assistência Social: Trabalha em uma abordagem que envolve a comunidade, indivíduo, família e grupos tendo como objetivo atender as necessidades básicas dos usuários e garantir seus direitos.
Justiça: Realiza ações para garantir que os espaços profissionais dentro do judiciário promovam direitos à todos. Para tanto, elabora estudos, emite laudos e desenvolve visitas domiciliares.
Educação: tem-se a possibilidade de criar e implementar programas de bolsa de estudo e auxílio financeiro, assim como selecionar os estudantes beneficiários.
Sistema Prisional: Assegura os direitos das pessoas privadas de liberdade, criando e coordenando ações que defendam a justiça social e a equidade, além de trabalhar com medidas que visem a ressocialização e reintegração desses indivíduos.
Área empresarial: gerenciar programas educativos de saúde, lazer e segurança no trabalho para o corpo de funcionários. Somado a isso, tem a função de orientar o acesso do trabalhador às políticas públicas e aos seus direitos sociais e trabalhistas.
Esporte: O Assistente Social deve atuar como mediador das relações, a fim de construir um ambiente que proporcione o bem estar dos atletas e da equipe que os acompanha.
Polícia: Busca promover o bem estar dos policiais e usuários, a fim de garantir seus direitos trabalhistas e sociais.